Portal Municipal de Turismo de Vitor Meireles
Lugares

ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico

Abrigando a maior reserva de araucária do pais, a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) é uma área de 4.604 hectares que faz parte dos últimos remanescentes de Mata Atlântica de Santa Catarina e um dos últimos redutos da Araucária augustifolia. Abrange uma zona de transição entre as florestas ombrófila mista e ombrófila densa, o que lhe confere grande importância científica, por sua biodiversidade e características fitossociológicas. Na área existem aproximadamente 8.000 araucárias adultas, com idade superior a 200 anos. O sub bosque é formado por espécies como a canela sassafrás, canela amarela, canela fogo, canela preta, canela garuva, cedro, palmito, pau óleo, pindabuna, angico, casca danta, andrade, e nos locais onde já houve interferência humana surgem vassourões, canela guaica e bracatinga. Dentro da unidade de conservação também existe uma caverna de estalactites e estalagmites e a Pedra do Chapéu, um formação rochosa interessante e de beleza cênica. (a Pedra do Chapé e a Caverna, estão no ítem Atrativos também neste site) Essas características lhe conferem o status de inigualável banco de sementes, que podem ser usadas para repovoar com espécies nativas, áreas já degradadas em toda a região do entorno.

Horário de atendimento:
Todos os dias

Contatos:
sectur@vitormeireles.sc.gov.br

telefone : (47) 3258-0211 R6

Como chegar
A ARIE está localizada há aproximadamente 25 km do centro da cidade na localidade de Santa Cruz dos Pinhais, o acesso é por estrada de terra em boas condições.

Caverna Santa Cruz dos Pinhais

24 de fevereiro, 2010